WEBINAR EXPLICA PESQUISA SOBRE MOVIMENTO MARÍTIMO, FRUTO DE PARCERIA ENTRE EZUTE E EGN

A Escola de Guerra Naval (EGN), juntamente com a Fundação Ezute, promoveu, no dia 14 de outubro, o Webinar sobre o “Compartilhamento e integração de informações do movimento marítimo: uma abordagem para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do RJ”.

Este tema de pesquisa de interesse comum às instituições para o biênio 2020-2021 é fruto de um Termo de Cooperação, assinado em 2015, que possibilita a Fundação contribuir com o desenvolvimento e o apoio às pesquisas realizadas na área de Estudos Marítimos da EGN, por meio de bolsas de estudo.

A abertura do Webinar foi realizada pelos coordenadores da pesquisa pela EGN e pela Ezute, respetivamente, o Capitão de Fragata (RM1-EN) José Roberto Brito de Souza e o especialista em Engenharia de Sistemas Cleber Almeida de Oliveira, que deram as boas-vindas aos participantes e abordaram a relevância do tema para a formação de jovens alunos de mestrado para a sociedade. Além disso, salientaram que o propósito do webinar era de reunir instituições que tivessem interesse em informações de tráfego marítimo, de modo a mapear os recursos utilizados, a possibilidade de compartilhamento das informações coletadas, bem como os status dos projetos associados e os principais problemas existentes.

Em seguida, os mestrandos Ana Carolina Dias Terra e Luiz Miguel Klen Leite ressaltaram a reduzida produção científica sobre o tema e que o escopo da pesquisa foi limitado à Baía de Sepetiba no Rio de Janeiro em função do tempo dedicado para a pesquisa. Explicaram que a pesquisa se propõe a analisar como o compartilhamento de informações sobre movimento de tráfego marítimo pode ser um fator otimizador e de redução de custos para as diversas instituições interessadas, sugerindo a inclusão do serviço de compartilhamento de dados marítimos como um projeto para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro.

O evento seguiu com apresentações ministradas por participantes convidados: o CMG (RM1) Marcelo Villas Boas, gerente do VTMIS da Companhia Docas do Rio de Janeiro; a Sra Julia Cristómono, representante da autoridade portuária de Itaguaí e de Angra dos Reis; a CMG (T) Lage, da DGePM, que apresentou o Programa SisGAAz e a CF (T) Aline, encarregada da Seção de Relações Institucionais do CISMAR. Participaram, ainda, do evento on-line profissionais da indústria de defesa e da academia que tiveram a oportunidade de participar do debate com perguntas aos palestrantes.