Fundação Ezute e SEINFRA-MG concluem com sucesso capacitação sobre Modelagem de Concessões e PPPs para servidores estaduais

FUNDAÇÃO EZUTE E SEINFRA-MG CONCLUEM COM SUCESSO CAPACITAÇÃO SOBRE MODELAGEM DE CONCESSÕES E PPPS PARA SERVIDORES ESTADUAIS 

 

A Fundação Ezute e a SEINFRA (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, do Governo do Estado de Minas Gerais) concluíram no mês de julho o treinamento sobre “Concessões e PPPs”, realizado em conjunto pelas organizações para os servidores estaduais.

A capacitação teve duração de quatro meses com o objetivo de qualificar os agentes públicos para a estruturação, regulação e gestão dos projetos de concessão e parcerias público-privadas, com base na legislação vigente, nas normas e padrões técnicos e nas melhores práticas nacionais e internacionais destas modalidades de contrato.

O treinamento foi realizado através de aulas teóricas, e oficinas de aprendizado aplicado para estudos de casos reais da própria SEINFRA, visando que os agentes pudessem se capacitar para a condução das etapas de modelagem, licitação, contratação, regulação e gestão dos projetos atuais da SEINFRA e demais iniciativas do seu portfólio de projetos.

O último módulo foi finalizado no dia 16 de julho. Confira os temas abordados em todo o curso:

– Regulação Econômica de Contratos de Infraestrutura

– Regulação e Fiscalização de Contratos

– Modelagem de Contratos de Concessão e PPP

– Modelagem Técnica

– Oficinas de Aprendizado Aplicado

De acordo com as instituições, a reação dos participantes foi muito positiva. Abaixo alguns comentários recebidos:

Foi uma iniciativa muito boa. As abordagens foram excelentes com exemplificações que auxiliam no entendimento do assunto. Esperamos por novas oportunidades de capacitações como esta.”

“Relevante, bem estruturado e com profundidade, o treinamento superou as expectativas.”

“Gostei de como o tema foi abordado, tanto da parte conceitual, quanto a aplicabilidade financeira do curso.”

“O conteúdo extremamente intenso poderia ser ministrado em maior tempo, principalmente para que participantes sem experiência na área pudessem acompanhar os cálculos e o raciocínio do professor que é excelente! Brilhante!”

Sobre Concessões e PPPs

 Atualmente, as concessões e as parcerias público-privadas são uma alternativa eficiente para a realização de investimentos, desenvolvimento e manutenção de políticas e projetos estruturantes sustentáveis, realizados por meio de contratos de longo prazo entre o agente público e o agente privado.

Trata-se de soluções complexas, que envolvem o domínio de aspectos técnicos de diversas áreas de conhecimento: Engenharia, Econômico-Financeiro, Jurídico-Institucional e Socioambiental.  Por isso a importância da capacitação.