FINDES e Fundação Ezute assinam convênio para ajudar prefeituras do ES a fazerem PPPs de infraestrutura

FINDES e Fundação Ezute assinam convênio para ajudar prefeituras do ES a fazerem PPPs de infraestrutura

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Fundação Ezute assinaram um termo de cooperação técnica para ajudar os municípios a fazerem concessões e parcerias público-privadas (PPPs) de infraestrutura. O termo foi celebrado no dia 25 de maio.

A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras em tecnologia e gestão, para os desafios e problemas enfrentados pelas instituições brasileiras, especialmente as públicas. Ela vai contribuir com sua expertise no trabalho da Findes a ser realizado com as prefeituras capixabas. Além disso, a fundação conta com um profissional certificado em PPPs.

A cooperação consistirá na participação da Ezute nas ações de divulgação e sensibilização do tema de concessões e parcerias público-privadas promovidas pela Findes; e na revisão dos estudos preliminares de viabilidade de projetos de concessão e parcerias público-privadas nos setores de saneamento  básico e iluminação pública nos municípios capixabas, a serem elaborados pela Findes, com o objetivo de agregar eventuais contribuições de caráter técnico de engenharia/operação, econômico-financeiro e jurídico-institucional a estes estudos preliminares.

Já a Findes dará apoio a Ezute nas ações de captação, por meio de chamamento público, de recursos junto às empresas associadas à Findes para custear eventuais estruturações completas dos projetos de concessão e parcerias público-privadas, nos setores de saneamento e iluminação pública nos municípios capixabas, cujos estudos preliminares de viabilidade apontem viabilidade.

O consultor especialista da Findes Ícaro Gomes explica que a parceria é uma complementariedade.

“É bem interessante essa complementariedade. A Fundação Ezute já participou da construção de outras PPPs e agora poderá, em conjunto com a Findes atuar no Espírito Santo”, comenta.

“É uma honra para a Fundação Ezute estar ao lado da Findes para apoiar a evolução da infraestrutura nas Prefeituras Capixabas. Nossa atuação como honest broker, parceiro isento e livre de conflito de interesses na estruturação dos projetos de concessão ou PPP, e também na transferência de conhecimento para as equipes das Prefeituras, contribuirá para o sucesso desta empreitada”, comenta o diretor de mercado civil e parcerias da Ezute, Thomas Strasser.