Ezute participa de seminário da FINDES sobre Alianças Público-Privadas para servidores da cidade de Alegre (ES)

EZUTE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DA FINDES SOBRE ALIANÇAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA SERVIDORES DA CIDADE DE ALEGRE (ES)

 

A Fundação Ezute em parceria com a FINDES (Federação das Indústrias do Espírito Santo) participou, no mês de junho, de um programa de capacitação dos servidores do município de Alegre (ES).

O “Seminário para nivelamento dos gestores públicos sobre tema das Alianças Público-Privadas” teve como público-alvo profissionais do setor público e da iniciativa privada, com interesse em conhecer e trabalhar em áreas como planejamento, contratação e gestão de contratos de Concessão e PPPs.

De acordo com a FINDES, no momento em que há grande convergência da importância do desenvolvimento econômico do Espírito Santo frente à crise mundial causada pela pandemia, deve-se buscar a excelência de planejamento para promover novas atividades, projetar e enxergar tendências e impulsionar o desenvolvimento da região. Por isso, a necessidade de se investir em infraestruturas, serviços e qualificação tecnológica para alavancar as empresas capixabas.

As Alianças Público-Privadas (APP), se utilizadas da forma adequada, são uma modalidade vantajosa para o desenvolvimento, contribuindo para a melhoria da produtividade, da competitividade e da qualidade de vida da população.

No dia 28 de junho, o diretor de mercado civil e parcerias da Ezute, Thomas Strasser, foi um dos instrutores realizando a abertura do seminário com o tema “Noções gerais sobre PPP e Concessões”.

Os objetivos do seminário foram:

  • Compreender os conceitos relacionados às Parcerias Público-Privadas e Concessões – PPPs;
  • Discutir e ampliar os conhecimentos sobre os projetos de Concessões e PPPs;
  • Abordar a conjuntura brasileira dos marcos regulatórios;
  • Conhecer as características dos editais e contratos de Concessões e PPPs;
  • Apresentar as fases de planejamento e gerenciamento dos projetos de;
  • Entender o mecanismo de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI.
  • Apresentar os conceitos preliminares de uma modelagem econômica para viabilidade de projetos de Concessão e PPPs

Parceria Ezute e FINDES

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Fundação Ezute assinaram um termo de cooperação técnica para ajudar os municípios a estruturarem concessões e parcerias público-privadas (PPPs) de infraestrutura. O termo foi celebrado no dia 25 de maio.

A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que oferece soluções inovadoras em tecnologia e gestão, para os desafios e problemas enfrentados pelas instituições brasileiras, especialmente as públicas. Ela vai contribuir com sua expertise no trabalho da Findes a ser realizado com as prefeituras capixabas.

Expertise em PPPs

 A Fundação Ezute é reconhecida por seu histórico e expertise na área de Concessões e PPPs.

Dentre os projetos nesse setor, destaca-se a estruturação do projeto de iluminação pública de Timbó (SC), que veio a se tornar o primeiro contrato de parceria público-privada efetivamente assinado da história de Santa Catarina.

A Ezute também já prestou serviços técnicos especializados de desenvolvimento institucional para a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) para a estruturação do Programa de Concessões e PPPs da Prefeitura de Porto Velho (RO).

Atualmente, a fundação estrutura os projetos de concessão de saneamento (abastecimento de água e esgotamento sanitário) nas Prefeituras de Pomerode (SC) e de Floriano (PI), realiza a capacitação técnica dos servidores públicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais e estrutura o projeto da nova sede predial da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia.