Compartilhamento e Integração de Informações do Movimento Marítimo: uma Abordagem Para o Desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do Rio De Janeiro

COMPARTILHAMENTO E INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO MOVIMENTO MARÍTIMO: UMA ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO CLUSTER TECNOLÓGICO NAVAL DO RIO DE JANEIRO

 

Autores:

Ana Carolina Dias Terra – mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, Marinha do Brasil, com bolsa da Fundação Ezute.

Luiz Miguel Klen Leite – mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, Marinha do Brasil, com bolsa da Fundação Ezute.

Resumo

O presente relatório tem como objetivo analisar o compartilhamento e integração de informações como uma atividade essencial para o setor marítimo. O estudo visa apresentar uma abordagem para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro que permita otimizar e tornar sustentável os recursos necessários para a coleta, a análise e a disseminação dos dados e informações do movimento do tráfego marítimo. Dessa forma, propostas para o desenvolvimento do Cluster Tecnológico Naval do estado foram traçadas, a fim de aumentar a capacidade de monitoramento por meio da formação de parcerias. Foram utilizados casos concretos de sistemas e projetos que enfatizam o compartilhamento de informações atuais no setor marítimo do Rio de Janeiro como exemplos para balizar a hipótese abordada. A pesquisa realizada é primordialmente qualitativa e exploratória, e o trabalho está dividido em duas seções além de uma introdução e considerações finais. Na primeira seção, as definições de cluster foram apresentadas, e os casos bem sucedidos de cluster naval ao redor do mundo e do Rio de Janeiro foram explorados. Na segunda seção, a abordagem do compartilhamento de informações para o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro foi ampliada, com base no conteúdo informativo coletado no seminário realizado em 2020 com alguns atores relevantes do setor marítimo do Rio de Janeiro.

Palavras chaves: Compartilhamento de Informações. Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro. Setor Marítimo.

Leia o artigo completo